Segundo as profecias maias, o dia 21 de dezembro de 2012 marca o início de certos eventos que mudarão o curso da história da humanidade. Grandes catástrofes e a extinção do ser humano serão iminentes, e nada nem ninguém poderá evitar este destino inexorável. Esta civilização do mundo antigo se destacava pelo grande conhecimento da astrologia, a compreensão do cosmos e a medição do tempo. Os maias teriam meios de prever tais fatos?
Este programa se aprofunda sobre estas previsões, tentando retificá-las e interpretá-las à luz do conhecimento científico e da análise de especialistas. As profecias seriam verdadeiras? Nós as estamos interpretando corretamente?
Outras culturas do mundo, em lugares e tempos diferentes, acreditam que esta data representa grandes mudanças para a humanidade. Será a destruição total ou uma mudança radical para nossa espécie?
As especulações e as teorias são muitas, mas o futuro sempre continuará envolto em mistério.
Questionário
1. Uma das teorias catastróficas existentes, diz:
Na sexta-feira de 21 de dezembro de 2012, o Sol nascerá, como todo dia. Mas nesse solstício, ele se alinhará entre a Terra e o centro da galáxia.
a) O que acontecerá a partir deste dia, de acordo com o documentário?
b) Supondo que você creia nessa teoria e que seja um empreendedor nato, o que faria para lucrar com os acontecimentos? Justifique a sua resposta.
2. Você acredita que o antigo povo maia era empreendedor? Comente a sua resposta.
3. Escreva um monólogo onde o personagem conte a sua história empreendedora, até chegar o fatídico dia 21 de dezembro de 2012.
Observações:
- O melhor monólogo ganhará, além de 1,0 (um) ponto, uma cópia do documentário;
- O monólogo deverá ter comédia, drama, romance e ação.
4. Suponha agora que você é um super cientista. Que tipos de produtos você inventaria para prevenir os efeitos catastróficos apresentados no documentário? Comente a funcionalidade de cada produto.
5. Ao sermos atingidos por uma explosão solar, que tipos de problemas o documentário apresenta?
6. Pensando de forma empreendedora, o que deveria ser feito para que essas dificuldades fossem superadas?
7. Como você viu a possibilidade do surgimento de uma anarquia mundial?
8. O que vem a ser anarquia, do ponto de vista político?
9. Num período de anarquia, dá para empreender? Justifique a sua resposta.
10. Escreva, no MS-World, um texto dissertativo-argumentativo, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, fonte: verdana, tamanho: 08, justificado, que tem como tema:
O fim de tudo nem sempre se encontra na intolerância
Ao acabar, envie para o e-mail padrão:
profelder2004@yahoo.com.br
ATENÇÃO
Esta atividade deverá ser enviada até o dia 13/03/2011